quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O Reflexo da Desesperança

O Reflexo da Desesperança

Um conto de Taís Camargo - vencedora da etapa escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa 2014.


A imagem contida aqui não me pertence. Ela foi pega neste site http://site.douban.com/106875/widget/notes/77988/note/134549144/ e editada.


Desde os tempos em que eu era pequeninha, imaginava como deveria ser viver a vida de outra pessoa. É claro que em minha cabeça infantil, tudo saía meio robótico, mas agora que paro para pensar, isto é muito, muito profundo. Eu costumava ignorar as pessoas com suas atitudes, viver sempre na minha, mas depois de ver tanta gente debatendo em minha sala de aula, abri os olhos e a mente.

As palavras agressivas lançadas com nojo. As ações inconsequentes no clímax da diversão, ou então naquele ataque de raiva. Uma coisa puxa a outra, não posso me esquecer, sei que já passei por isso, mas então eu penso:
‘O que estamos fazendo com nós mesmos?’

Uma coisa puxa a outra novamente. Quebrar o espelho e/ou as janelas muda muito, eu acho que nem precisava contar. Eu sei que puxo tudo para o dramatismo, mas alguém não irá mais na frente do espelho olhar para o seu reflexo e pensar nas horríveis coisas que acabaram de lhe dizer há pouco tempo. Mas somente os xingamentos riscados nas portas compensam isso. Não irá simplesmente perder a chance de olhar seu reflexo e pensar que sua alma é bonita quando todo mundo diz o contrário. Não irá só destruir as esperanças de uma pessoa, ou várias pessoas, mas também o local onde as esperanças deveriam ser construídas.
Cá entre nós, isso é horrível. E não adianta negar, mesmo que seja você a pessoa que faz essas coisas. Se ao menos houvessem motivos…

4 comentários:

  1. Que texto lindo! Vandalismo e bullying são duas formas de externar violência, agressividade. E o simbolismo contido no espelho...? Muita coisa para se pensar.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, muito bem argumentado e fala do vandalismo de uma forma clara e interessante! Essa moça tem talento!

    ResponderExcluir