segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A proposta do Jornal SH e nossa primeira edição

Era maio de 2012. Em meio à correria do fim do primeiro trimestre, enquanto trabalhavam com notícia, lendo e produzindo textos, na aula de Português, uma aluna perguntou:

- "Sora", por que não fazemos um jornal da escola?

A ideia era boa. A professora de Português, Kelly, guardou a deixa para mais tarde, quando fosse possível pô-la em prática. E já conversou a respeito com alguns professores, para saber quem mais queria colaborar na iniciativa. O professor Marcio, responsável pela Robótica e que mantinha o projeto da rádio escolar, a SH SONORA, mostrou-se interessado em participar, e em seguida foram contatados os professores Paula Nassr, Ana Paula Taday, Luzi Lene Prompt, Rita Viero e Vili Saldanha, que aceitaram o desafio.

E surgiu a primeira dificuldade: como reunir todos, na escola, com os alunos que iriam participar do projeto, sem prejudicar o andamento das aulas e sem ter que comparecer na escola além de sua carga horária? Onde todos estariam presentes? Como resposta a essas questões, foi criado um grupo fechado dentro da rede social Facebook, batizado de "Central de Mídia da EMEF Saint'Hilaire", já que serviria não só para a comunicação entre os voluntários do jornal, mas também entre os da SH Sonora.

Os primeiros alunos convidados foram convidando outros e uma equipe mista de professores e alunos se formou: Shaieny, Yan, Vanessa, Rithiely, Patrícia, Gabriela, Sheiene, Marianna e outros vão se somando a cada dia.

As tarefas foram se dividindo de acordo com interesse e disponibilidade dos membros, para que ninguém ficasse sobrecarregado. A diagramação ficou por conta do Yan, com auxílio do Professor Marcio, a revisão final dos textos foi assumida pela Professora Kelly e cada professor foi trabalhando em suas aulas produções textuais que acabaram sendo publicadas: poemas em espanhol, nas aulas da Professora Paula na C30; textos informativos sobre o aniversário da escola e o Projeto Adote Um Escritor, com a Professora Rita. Charges e textos de opinião foram sendo colhidos junto aos autores pela equipe, que discutiu e montou o jornal através do grupo. Apenas uma reunião presencial foi necessária e saiu o primeiro número do jornal: Julho de 2012, estreava o Jornal SH.

Nossa intenção, lançando esse veículo de comunicação, era possibilitar aos alunos um uso social da linguagem e do conhecimento escolar bem próximo ao mundo real, ao mesmo tempo em que se oferece um espaço para se expressarem e uma valorização da sua participação e de sua cultura. Isso só foi possível graças ao apoio do recém-constituído Grêmio Estudantil, que compartilha com a Central de Mídia vários participantes e que patrocinou as folhas para impressão do jornal, além de um trabalho em grupo que vem se afinando a cada dia.

Agora que você já conhece nossa história, curta um pouco nosso jornal!


Curta nossa página no Facebook e receba nossas notícias! https://www.facebook.com/pages/Central-de-M%C3%ADdia-da-EMEF-SaintHilaire/239709639482066

3 comentários:

  1. Parabéns à todos pela iniciativa. Aos professores que tomaram a iniciativa de inovar a metodologia e os alunos que tiveram a vontade e o empenho de embarcar nesta nova forma de aprender.
    Prof. Militao Ricardo - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,

    O Prof. Militão Ricardo que postou aqui é professor no IPA no Curso de Jornalismo. Já estivemos lá com escola visitando o estúdio onde ele leciona e nos falou também sobre educomunicação.

    Que tal uma visitinha por lá hein galera da SH SONORA?

    aBRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a vocês, não só pela iniciativa e qualidade da publicação, mas pela logística que empregaram para tornar este jornal um fato, um desejo realizado.
    As propostas de gente apaixonada, que acredita e faz e uma boa estratégia de ação, culminam em resultados como este, que instigam a que outros grupos também FAÇAM!

    Sucesso a vocês, seu jornal está rico em conteúdo e graficamente lindo!

    Ana Lúcia Pompermayer.
    (Professora de arte da EMEF José Loureiro da Silva e do Colégio Israelita Brasileiro)

    ResponderExcluir